Além do .NET

sábado, julho 03, 2010

Agile Brazil 2010 – Overview e Fowler

Nos dias 22 a 25 de junho ocorreu em POA o primeiro AgileBrazil. Um evento que reuniu a meca da comunidade Ágil do Brasil e do Mundo.

Entre palestras e cursos, muito se discutiu sobre agilidade e engenharia de software em Geral.

Primeiro dia de Palestras
Abertura

Os primeiros 2 dias de evento foram de cursos sobre XP, Scrum entre outros. Eu não fiz os cursos mas li alguns bons feedbacks sobre os mesmos.

Já de início a estrutura do evento agradava muito. Uma excelente infra com tudo muito bem organizado. Fiquei particularmente impressionado com a estrutura da PUC-RS, pois como sou natural de POA já conhecia o local e pude ver que evoluiu muito. Bateu até uma vontadezinha de voltar pra faculdade (que logo passou).

A cerimônia de abertura contou com um integrante do governo do RS, o coordenador do curso de tecnologia da PUC-RS, e ainda um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia entre outros ilustres.

Logo na abertura do evento deu pra perceber que o empenho e a dedicação dos organizadores foi muito grande, mas o resultado final foi bem condizente com os esforços. Foi particularmente interessante saber que parte dos organizadores só foram se conhecer pessoalmente no dia do evento, e mesmo assim realizaram um excelente trabalho no melhor estilo Agile.

Keynote – Martin Fowler

Não posso negar que uma das minhas grande motivações para ir nesse evento foi para assistir o keynote de abertura do Martin Fowler. Como um admirador do seu trabalho no mundo do software eu estava com uma grande expectativa para vê-lo palestrar.

Não tem como dizer que a palestra foi ruim, mas pra mim que acomapanho de perto o trabalho dele, e estou bastante dedicado nos assuntos acerca das Metodologias Ágeis, confesso que fiquei um pouco decepcionado. A decepção foi porque ele não falou praticamente nada de novo. Quem acompanha as suas idéias assistiu a uma grande compilação de tudo que ele já falou desde o Manifesto Ágil passando pelo Scrum Flácido e chegando a integração/entrega contínua.

Mas apesar disso eu gostei bastante da palestra. Ver um dos caras que criou o Manifesto Ágil falando ao vivo sobre as origens do Manifesto e reafirmando tudo até então publicado de bom sobre Agile é sem dúvida uma experiência muito valiosa.

Outra decepção foi saber que Fowler não é muito fã de fotos. Ele disse que não queria parecer político, e por isso não tiraria foto com os “fãs geeks”. Diante desse fato foi rapidamente vítma do Twitter sob a hashtag #MartinTroller.

Na minha opinião ele não foi estúpido, só altamente sincero e pragmático. Porém quem quisesse conversar com ele bastava se dirigir ao stand da Througworks pois, pelo que eu vi, ele pareceu bem receptivo a uma boa conversa.