Além do .NET

sexta-feira, outubro 16, 2009

Agile, muito mais do que uma Metodologia

Poucas vezes eu vi uma discussão tão acalorada quanto essa.

O encurralado está resistindo bravamente, responde até que educadamente a toda aquela enchurrada de críticas, umas construtivas e outras nem tanto.

Siceramente, eu até entendo, com algum esforço, o que o Diego quis dizer. Mas acho que ele errou na mão e no título ao criticar algo que, na minha humilde opinião, ele não conhece muito bem.

Acho que o grande problema está em definir Agile. Agile pra mim é um manifesto antes de tudo (valores), que levou a um movimento e desse movimento surgiram as metodologias (práticas). Então temos:

Manifesto Ágil + Movimento Agile + Metodologias Ágeis = NOVO PARADIGMA.

E esse é o ponto central. Trata-se de uma “nova” maneira de pensar sobre desenvolvimento de software e todo o seu universo, colocando no centro as pessoas.

Então, Agile antes de mais nada é um “novo” paradigma (não em idade mas sim em atitude). É uma forma diferente de entender, encarar e lidar com o Desenvolvimento de Software. Agile potencializa a competência e não tenta esconder a incompetência.

Agile não é pra qualquer um porque desenvolver software não é pra qualquer um, simples assim.

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home