Além do .NET

quinta-feira, julho 16, 2009

Corrige aqui pra mim, é rapidinho…

Ultimamente tenho escutado muito essa frase de algumas pessoas diferentes, e o que essas pessoas tem em comum? Todas são Gerentes.

Quando eu escuto uma frase dessas, a primeira coisa que eu pergunto, depois do frio na espinha, é: Quem disse que é rapidinho? A resposta que eu quero tirar dessa pergunta é: “se o Gerente acha que é rapidinho” ou, ”se algum Desenvolvedor (que depois eu procuro saber quem) afirmou que tal correção é rapidinha de ser feita”.

Normalmente é o Gerente que acredita que tal correção é rápida. Porém, em 98% dos casos o Gerente não programa mais (e eu conheço alguns dos 2% que ainda programam, e seus projetos são infinitamente melhor gerenciados), e com isso, não se preocupa mais com questões do tipo: o código está sendo bem feito, o Código está bem organizado ou no mínimo padronizado. Nem preciso falar que a cobertura de testes unitários no projeto desses mesmos Gerentes é nula.

Então, sem ter testes unitários, sem ter um padrão de codificação, sem um código limpo e coeso… como ele pode afirmar que é rapidinho???

Sem essas qualidades, qualquer correção a ser feita poderá gerar erros jamais imaginados!! Isso vem acontecendo muito nas minhas últimas manutenções… O grande problema é que algo que deveria ser simples acaba tornando-se uma jornada sem fim de refatoração extremamente arriscada, pra não dizer suicida.

Acredito que enquanto Analistas de Requisitos ou Analistas Não Programadores forem mais valorizados (maior salário) do que Desenvolvedores e Programadores, as correções rapidinhas jamais serão rapidinhas de verdade.

Apelo: Gerentes do meu Brasil! Cuidem dos códigos dos seus Projetos, e cuidem ainda mais dos seus Desenvolvedores, porque vai depender sempre deles se as suas futuras correções serão ou não rapidinhas.