A Nova Bala de Prata.
Já tem um bom tempo que eu estou lendo sobre metodologias Ágeis. O meu texto Mestre, que até agora serviu mais do que qualquer outro livro de uma metodologia específica, é A Nova Metodologia, de Martin Fowler. O artigo é incrível, surpreendente e esclarecedor. Considero esse artigo um divisor de Águas na Engenharia de Software.
Acredito que a frenética evolução tecnológica está nos deixando meio preguiçosos. Estamos com preguiça de pensar mais a fundo sobre as novidades, porque elas aparecem aos montes e todos os dias. Com a disseminação das práticas e valores Ágeis, o mercado está tendo que conviver agora com novas metodologias e paradigmas no Desenvolvimento de Software. Mas quando o assunto é metodologias a evolução é mais complicada, porque mexe muito com a cultura da empresa e da equipe.
E as novidades não param de chegar, agora a bola da vez são as Metodologias Ágeis, e o RUP de herói e antigo Mesias está virando vilão.
A idéia inicial daquele histórico dia em que alguns dos melhores desenvolvedores e profissionais de TI se reuniram, era discutir as práticas que eles utilizavam para obter sucesso nos seus projetos, e partindo disso, criar uma nova metodologia. Lá pelas tantas eles viram que não seria possível chegar a um concenso e resolveram ao invés de criar uma metodologia, escrever o Manifesto Ágil. Esse manifesto é um conjunto de VALORES e PRINCÍPIOS, que devem nortear o desenvolvimento de projetos Ágeis.
As metodologias ágeis seguem esses valores, são baseadas em princípios. Bem, isso todo mundo sabe. O que parece que ninguém sabe é que essas metodologias são um esboço do que devemos fazer, um norte mais "palpável", uma "tradução" do Manifesto Ágil. Nenhuma dessas metodologias podem ser consideradas como uma bala de prata! Metodologia nenhuma pode ser comprada, não podemos ler o XP ou Scrum e querer implementá-los de cabo-à-rabo. Devemos CUSTOMIZAR o XP, ADAPTAR o Scrum e, porque não, usar os dois juntos! enfim.
Muitas equipes que se diziam seguidoras do RUP na verdade utilizavam o modelo Cascata, esqueciam de uma premissa básica do RUP que é a iteração. Hoje vejo muitas equipes indo pelo mesmo caminho com as metologias ágeis. Pegam livros, fazem cursos, tornam-se Certified ScrumMaster e pronto, acham que os projetos estão salvos.
Adotar uma metodologia ágil significa mudar drasticamente o estilo de trabalhar e de gerenciar uma equipe. Trata-se de uma mudança CULTURAL bastante radical, a começar pela característica multidisciplinar das equipes ágeis.
A verdade é que ainda insistimos em ficar olhando para os céus esperando a Metodologia Salvadora, e desculpem o meu ceticismo, mas ela não existe.
Então, antes de ler qualquer livro sugiro a leitura atenta do Manifesto Ágil. Depois disso, leia A Nova Metodologia. Então reflita, e finalmente MUDE a forma de pensar e agir, com a equipe, com os cliente, com o código, com os diagramas e tudo mais do projeto. Estude as metodologias ágeis para adaptá-las ao seu processo, dessa forma sim você estará descobrindo melhores formas de desenvolver melhores softwares.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home