Os carmas da Microsoft
"...um computador em cada mesa e em cada casa..." Assim profetizou Bill Gates (a frase foi mais ou menos essa...). Bom, não dá pra negar que ele de fato conseguiu, porém hoje vejo que a Microsoft sofre da síndrome do NNF (next, next, finish), e esse é o seu carma.
Para alcançar o seu objetivo a Microsoft investiu muito em facilidade e simplicidade para o usuário final, sejam eles usuários do Windows ou do Visual Studio. Com isso, hoje temos milhões de desenvolvedores, técnicos e profissionais de TI em geral, usuários das tecnologias da Microsoft, que não se preocupam em aprofundar os seus estudos na Arquitetura dos produtos, em segurança, em padrões de projetos e demais assuntos IMPORTANTÍSSIMOS para qualquer profissional que se preze. É bem verdade que “Não tem que ser difícil” (by Ramon Durães), mas é preciso ser bem feito, e ter qualidade.
Muitas críticas que eu já escutei acerca dos produtos e tecnologias da MS apenas demostram o completo desconhecimento, e porque não dizer ignorância, dos autores das críticas com relação aos produtos criticados.
Vejo que essa cultura está mudando, mas ainda de forma muito lenta. Creio que hoje a MS tem mais um importante desafio pela frente. Além de combater a agilidade do google e a criatividade da Apple, a gigante de Redmond tem que doutrinar os seus usuários (refiro-me aos usuários técnicos) a investirem de fato no estudo e compreensão das tecnologias que eles utilizam. Trocando em miúdos, não adianta mais levantar um servidor na base do NNF, tem que planejar a instalação, LER e entender o guia de instalação (documentação na MS é o que não falta!), entender as questões de seguraça e performance do produto, etc, etc e etc... Trocando ainda mais em miúdos... VAMOS ESTUDAR GALERA!!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home