Será que agora é ladeira abaixo??
Ainda não tive a oportunidade de participar de um projeto ágil. Venho me esforçando para adotar as práticas e valores ágeis nos projetos que participo sempre que possível, mas como “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, nem sempre posso ser ágil nos projetos.
Hoje, Janeiro de 2009, pra mim o desenvolvimento ágil ainda é o futuro, pois não vejo uma adoção em massa das grandes empresas do setor aqui em Brasília pelo menos, onde estou residindo atualmente, porém existem iniciativas bem interessantes…
O fato é que já li muitos posts por aí a fora decretando a morte do desenvolvimento Ágil, ou definindo Agile como uma buzzword. No início não embarquei muito nessa onda. Mas já é um fato de Agile não é mais novidade, e a tendência é que agora Scrum e XP fiquem cada vez mais no passado. Claro que não significa dar uma conotação pejorativa ao “passado”, mas é passado. Esse post foi que mudou a minha forma de pensar e de certa forma me abriu os olhos.
Mas penso que o Desenvolvimento Ágil ainda vai amadurecer muito, e claro que muita gente vai continuar torcendo o nariz para isso, pois os tropeços são inevitáveis. Afinal de contas, sair da zona de conforto nunca é muito fácil.
Porém, vejo que é um caminho sem volta, e que mais cedo ou mais tarde todos deverão ter a agilidade na veia. Assim espero. Então, prefiro pensar sobre tudo isso sob uma nova perspectiva. Que 2009 seja um ano cheio de tranquilidade no mundo e muita agilidade nos projetos.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home