Além do .NET

quinta-feira, agosto 12, 2010

Será que agora o Waterfall é enterrado de vez?

No segundo dia de palestras do AgileBrazil, Philippe Kruchten fez a melhor apresentação do evento, na minha opinião. Resumindo muito, ele ressaltou que é necessário contextualizar o Agile, ou seja, Agile sem contexto não é nada.

Ao longo do keynote ele fundamentou perfeitamente as suas idéias, defendeu o Waterfall dizendo que em determinados contextos ele faz sim muito sentido. Na minha opinião uma visão dessas, fundamentada como ele o fez, só pode vir de uma mente Agile…

Mesmo achando que ele estava certo, defendendo o Waterfall em algumas situações, ainda acredito que o Cascata deve ser a última opção quando o assunto é Desenvolvimento de Software.

Por pensar dessa forma achei muito interessante esse artigo. W. Royce, que aparece no vídeo do artigo, é intitulado como o criador do Waterfall, mas na verdade no seu paper (que deu oriem ao Cascata) ele apenas cita o Waterfall e enfatiza os problemas dessa abordagem, mostrando soluções de iterações para amenizar tais problemas.

O artigo fala de um evento da IBM onde a Agilidade foi o assunto principal, e uma das palestras foi de W. Royce. Para mim ter W. Royce em um evento da IBM falando sobre Agile significa muito!

O autor ainda brinca dizendo estar supreso pelo fato da IBM estar tomando partido do Agile, defendendo que essa é a melhor opção dentro do mundo do Desenvolvimento de Software.

Espero que isso seja mais uma pá de terra em cima do Waterfall, e mais bons frutos nascendo do Agile.