Rup Certified Solution Designer.
No dia 21/06 obtive o meu mais novo título: Rup Certified Solution Designer.
A prova é bem tranquila, não vai muito a fundo nos conhecimentos do RUP, mas exige que vc tenha uma abrangente visão do Framework (nada mais justo né?).
Um problema que eu vi na prova é que as questões são bem diretas e curtas, sem muita enrolação. Isso acaba beneficiando quem estuda focado para a prova, pois as questões não exigem um raciocínio em cima do conhecimento que o candidato possui.
Quanto a isso eu penso que a prova poderia ter perguntas que tentassem “enganar” o candidato sobre o que está sendo cobrado em cada questão. Seria interessante também juntar os conceitos de forma que as perguntas fossem mais elaboradas e não tão diretas. Dessa forma eu acredito que uma vivência mais efetiva de projetos usando o RUP seria necessária aos candidatos.
Mas isso não tira o mérito da prova, que exige sim bons conhecimentos sobre RUP e boas práticas de Projetos Iterativos de Software.
A prova não é nada cansativa e pode ser tranquilamente concluída bem antes do prazo estabalecido para ela.
Para os estudos eu utilizei somente o livro de referência para a certificação RUP. Acredito que o livro é mais do que suficiente para os estudos, pois possui um conteúdo bem focado no que é cobrado no exame. O formato do livro também agrada, pois de forma iterativa ele vai abordando todos os assuntos exigidos. Independente de fazer a prova ou não, o livro ajuda muito a conhecer o RUP.
Os simulados do livro são bem parecidos com as questões que o candidato irá enfrentar no dia da prova, então, leia o livro (estude o livro), faça os simulados (estude os simulados), e certamente conseguirá a sua aprovação.
Mas, ainda vale a pena estudar o RUP diante desse mar de agilidade que inunda o mercado?
Bem, a minha opinião é sim, ainda vale a pena estudar o RUP, e em um futuro post pretendo justificar a minha opinião.