Além do .NET

quinta-feira, junho 25, 2009

Sobre TDD

Sempre que eu escuto falar de uma técnica, metodologia ou tecnologia, eu procuro ler muitas coisas sobre ela tentando me convencer de que eu preciso adotá-la, antes de aprendê-la de fato.

TDD é algo que ainda não faz parte totalmente da minha rotina diária quando estou no papel de desenvolvedor, mas já vi artigos e vídeos suficientes das pessoas mais renomadas no mundo do Software (algumas nem tão renomadas assim) e todas são unânimes... TDD é vital para qualquer projeto sério de software.

Algumas frases marcantes nessa minha jornada foram:

Só os Imaturos não testam.”
Desenvolvedores profissionais Escrevem testes, ponto final.”
“Um Desenvolvedor codificar sem criar Testes Unitários é o mesmo que um médico fazer uma cirurgia sem lavar as mãos.”

Quando eu falo em TDD não estou me referindo tão drasticamente à Técnica de escrever o teste antes de codificar, refiro-me mais da necessidade de ter uma cobertura de testes unitários efetiva no seu projeto. Apesar de que já estou me convencendo que com TDD codificar fica tudo mais fácil, depois que aprendemos bem a técnica...

É importante elucidar que, como quase tudo em Desenvolvimento de Software, devemos usar com inteligência os nossos testes, e não criar testes apenas por criar. Os testes são importantes, mas nem sempre precisamos de 100% de cobertura de testes no nosso projeto, enfim, como tudo, usar com Parcimônia.

Teve um post que eu achei bem bacana, e decidi que com a leitura dele finalizaria a minha “jornada motivacional” sobre Testes e TDD. Agora é arregaçar as mangas e escrever os testes necessários para criar código cada vez mais elegante, sustentável e de qualidade.

Então, aprenda você também a Como tornar-se inútil com TDD.