Certificação hoje em dia é quase que uma obrigação para um profissional de TI. Não que elas provem alguma coisa, mas enfim, o mercado "falou" temos que acatar...
Eu não sou contra as certificações, muito pelo contrário, acho que é uma forma de "especialização" mais rápida e voltada para o mercado, além de doutrinar o profissional à reciclagem constante. Porém, nem tudo são flores, e eu vejo um certo exagero em algumas certificações por aí.
Uma certificação que eu acho no mínimo curiosa é a tal da Certified ScrumMaster... Trata-se de um curso de 2 dias (eu acho) que ao final você receberá um certificado, e pronto, pode colocar mais essa certificação na assinatura do seu e-mail. Claro que eu estou simplificando bem o processo (até por um pouco de ignorância da minha parte) mas, mesmo se houvesse uma prova no estilo das certificações atuais, ainda assim eu não simpatizaria com a idéia.
Não vejo muito sentido nessa certificação. Acho louvável a iniciativa de participar de um curso de Scrum Oficial, mas não vejo com muitos bons olhos essa certificação, e não sou o único a pensar assim.
Não trata-se de uma crítica, mas sim um questionamento, uma reflexão. Também não estou criticando quem a têm, porque, afinal de contas, no mínimo o profissional está "correndo" na frente, está antenado, o que é essencial para um profissional de TI. Mas eu acho que já temos certificações de mais e profissionais realmente compententes e capacitados de menos.
Além disso, acho que Scrum, XP e as demais metodologias oriundas do Manifesto Ágil (ou que pelo menos seguem os valores Ágeis) foram feitas para serem usadas de forma adaptável. Tais metodologias são simples no seu conteúdo mas extremamente complexas na sua implementação por um simples motivo, o sucesso na sua adoção está diretamente relacionada a uma mudança cultural radical, e creio que não é com um curso ou um "canudo" que alguém consegue isso.