Além do .NET

terça-feira, setembro 04, 2007

eXtreme Programming - O BrainStorm da Programação.

Hoje participei de uma reunião onde foi decidido a adoção de algumas práticas de desenvolvimento ágil no projeto do qual estou participando, e a primeira será a Programação em Pares.

Logo de início eu torci o nariz para essa tal de Pair Programming, mas, mesmo antes de vivenciá-la, consegui ver alguns benefícios nessa prática da Extreme Programming (XP).

Nivelamento do Conhecimento da Equipe: Normalmente a dupla é formada por desenvolvedores de diferentes níveis de conhecimento. Dessa forma o nivelamento da equipe ocorre mais rapidamente, possibilitando a criação de um ambiente mais homogêneo com relação ao conhecimento dos desenvolvedores, ou seja, um time mais coeso.

Código fonte comunitário: Todas as duplas devem revesar na codificação, se a equipe possui 4 duplas, é importate que todas as 4 duplas desenvolvam pelo menos uma funcionalidade do caso de uso, ou que dêem continuidade a uma funcionalidade já iniciada por outra dupla. Com isso todos os membros da equipe terão o conhecimento de todos os casos de uso do projeto, e não teremos um "dono do código", então, a manutenção de qualquer funcionalidade de qualquer caso de uso poderá ser feita por qualquer membro da equipe.

Comunicação/FeedBack: A comunicação é um importante conceito para as práticas do XP. Ao trabalhar em pares, e efetuando rodízios contínuos das duplas e das tarefas para as duplas, temos uma comunicação constante da equipe. Os FeedBacks poderão ser feitos em pequenos intervalos de tempo com a efetiva participação de todos.

Qualidade de Código: Quando trabalhamos em dupla, e principalmente, quando sabemos que logo em seguida alguém irá revisar o nosso código, certamente iremos nos preocupar ainda mais com a forma como programamos. Essa prática ainda estimula uma constante verificação e validação do código aumentando a qualidade do produto.

Logo que fui entendendo essas questões, a primeira analogia que me veio a cabeça foi a de uma reunião nos moldes BrainStorm. Como toda a mudança essa também irá provocar um certo desconforto inicial na equipe (pelo menos em mim já está provocando) mas não tem como negar que essas práticas todas beneficiam o projeto como um todo, logo, tende a beneficiar também todos os envolvidos no projeto.

Marcadores: ,